Leila F.

63921_522772834427981_646627987_n Leila F.

Quando era miúda, os meus avós chamavam-me Maria-Rapaz, e eu apelidava-me de “Maldita Escondidona”…. Tudo o que era importante para os “adultos” desaparecia misteriosamente. Deliciava-me a olhar para as suas caras perplexas à procura dos objectos. Muitas das vezes esquecia-me onde os tinha escondido. Que tragédia!
Gostava de brincar na rua até tarde, até ao grito da avó ou da mãe “ Vem para casa!! O Jantar está à mesa!!! Ou queres que te vá aí buscar?” . Sempre toda esmurrada, os meus joelhos pareciam as chagas de Cristo e nem dava por ela!
Gostava de brincar com a terra, fazer bolos com ela e presenteá-la aos meus amigos, que só depois de devorarem metade, tossiam e se davam conta do que realmente tinham comido. Tinham bom aspecto! A avó Guiomar dizia – “Que regalo para os olhos”
Cresci numa cidade de província, o campo é já ali ao lado.
Quando aos fins de semana, com os avós e com a minha irmã Inga, a minha melhor amiga e companheira de sempre, íamos para a aldeia, era tudo muito místico, diferente e aventureiro. Explorávamos sítios desconhecidos, imaginávamos histórias, e se em casa me chamavam “Maria-Rapaz” o que chamar às meninas que em Carro Queimado viviam? Não sei como adjectivar…

Depois de tanta brincadeira, chegávamos a casa dos tios-avós e primos : E lá estava o “binho” , o presunto, o salpicão, o queijo e o pão na mesa, sem nunca findar.
Gente trabalhadora, fizesse frio ou calor, recebiam-nos sempre de braços abertos.
Aquela brisa da aldeia faz-me sempre querer voltar! Aquele som entre arbustos, mata densa que ao pisar faz “crack”. E o cheiro? O cheiro que muitas das vezes encontro, quando bebo um bom vinho do Douro, que brindo e brindarei sempre em memória do meu pai…

Gosto de cheiros fortes, sons marcantes, a acompanhar sabores que me fazem regressar à minha infância. O desconhecido? É uma nova aventura, SEMPRE!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s